Prestar assistência direta ao Prefeito de Rosário, no desempenho de suas atribuições;
Subsidiar os procedimentos administrativos disciplinares e apoiar os outros órgãos da Administração Municipal nos procedimentos correlatos;
Planejar, desenvolver e coordenar a política geral de recursos humanos, a política salarial (da administração direta e indireta), executando as atividades de administração de pessoal, compreendendo o recrutamento, a seleção, a admissão, a alocação, o remanejamento e a exoneração de pessoal da Administração Direta;
Promover e manter atualizado o cadastro de pessoal, o controle dos atos formais de pessoal e confeccionar a folha de pagamento;
Promover política de segurança do trabalho dos servidores municipais e coordenar os setores de perícia médica, de higiene e de segurança do trabalho e de concessão de benefícios;
Promover e coordenar a gestão do plano de carreiras dos servidores públicos municipais de Rosário;
Promover, em conjunto com as outras Secretarias, a avaliação do estágio probatório dos servidores recém admitidos;
Promover, em conjunto com as outras Secretarias, a avaliação de desempenho do pessoal ativo;
Desenvolver estudos e coordenar projetos de modernização administrativa;
Promover, em conjunto com as outras Secretarias Planos e Programas de Capacitação e Desenvolvimento dos servidores;
Acompanhar as relações do município com seus servidores inativos e associações de servidores e sindicatos;
Coordenar, desenvolver e executar todas as atividades relacionadas com o patrimônio, almoxarifado e apoio logístico;
Administrar e controlar a guarda e manutenção dos bens patrimoniais do município, incluindo equipamentos, bem imóveis, a frota da Prefeitura Municipal, incluindo seguros, emplacamentos, multas e sinistro e consumo de combustível;
Administrar e controlar os documentos do arquivo, do protocolo, e dos setores de reprografia da administração municipal;
Administrar e exercer ação normativa e fiscalizadora dos serviços gerais e auxiliares e de copa;
Administrar e controlar a ocupação física dos prédios de uso da Administração Municipal;
Controlar os contratos de locação de prédios usados para instalações de unidades da Administração Municipal;
Decidir sobre o aproveitamento ou alienação dos bens municipais considerados inservíveis;
Promover, em conjunto com as outras Secretarias, a gestão de compras, estabelecendo programação, cadastro atualizado de fornecedores, consolidação e controle da demanda dos órgãos, assessorando na montagem dos processos, estimativa de preços e observância a legislação pertinente;
Administrar e controlar os contratos de prestação de serviços relativos à sua área de atividade;
Registrar e publicar Atos Oficiais, entre outras em conjunto com as secretarias Municipal de Governo e a Municipal de Finanças;
Assessorar os demais órgãos, na área de suas competências;
Emitir pareceres nos processos administrativos de sua competência;
Planejar, programar, executar e controlar o orçamento da Secretaria;
Fiscalizar, acompanhar e controlar, na área de sua responsabilidade, a execução e vigência de contratos e convênios e outras formas de parcerias;
Executar outras atividades corretas mediante determinação superior.