Saúde

Trabalho integrado entre ACE e ACS reduz infestação de mosquitos Aedes aegypti em Rosário
O índice de infestação do mosquito transmissor da dengue em Rosário apresentou uma gigantesca redução entre os meses de abril e setembro. O principal motivo desta conquista, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), é o trabalho integrado e unificado dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) junto as comunidades, combatendo focos e conscientizando as pessoas, com apoio do Governo do Estado do Maranhão que em abril deste ano realizou o serviço de fumacê.
O resultado foi obtido por meio do Levantamento Rápido do Índice de Infestação (LIRAa), que mede a predominância do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. O resultado foi 2%, considerado médio risco. No LIRAa anterior, feito em abril, o índice foi de 4,2%, considerado alto risco, ou seja, houve uma redução de mais da metade dos casos e uma mudança na classificação que destaca a eficiência do trabalho realizado.

Por ASCOM / Prefeitura de Rosário.

Endereço: RUA URBANO SANTOS, 970 \ CENTRO \ ROSÁRIO - MA \ CEP: 65150000